Tem a Palavra

Projeto “Tem a Palavra”

A Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro, em parceria com a ANOB e com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro levou a efeito o projeto “Tem a Palavra”, com o principal objetivo de promover o património humano da Freguesia.
 
Tratou-se de um conjunto de entrevistas públicas, realizados durante o ano de 2014, a pessoas naturais ou que tenham exercido a sua atividade profissional na Freguesia de Oliveira do Bairro, onde se pretendeu recolher opiniões, experiências, sentimentos, valores e princípios de pessoas que acompanharam a história da nossa terra nas últimas décadas e que, com a sua ação e participação na comunidade, contribuíram fazendo parte dessa mesma história.
 
Para que fique registado para a posteridade, e para que passe a constar como património da Freguesia, os testemunhos recolhidos foram gravados em vídeo e áudio, sendo a intenção deste projeto a edição de um livro onde se reúna o essencial dos pensamentos e afirmações dos entrevistados, a ser apresentado numa cerimónia formal no ano de 2016.
 
Os convidados, abaixo referidos, vieram de diferentes áreas de atuação:
 
Dia 11.01.2014 – Norbinda Gomes de Oliveira e Rosa Maria Morgado, dedicadas à terra onde moram, tendo a D. Norbinda sendo distinguida pelo Município com o seu nome na rotunda do Cercal.
 
24.01.2014 – Eng. Dias Cardoso, dedicado aos vinhos e à música.
 
07.02.2014 – Professor Carlos Alberto Lourenço Nunes, professor do ensino primário e anos de dedicação aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.
 
21.02.2014 – Professor Henrique Santiago Tomás, professor da Escola Secundária e uma vida dedicada ao futebol, como jogador e como dirigente, do OBSC – Oliveira do Bairro Sport Clube.
 
20.03.2014 – Eng. Manuel de Campos Silvestre, industrial e dono da primeira cerâmica de monocozedura do País, e professor universitário.
 
03.04.2014 – Alfredo de Melo Martins de Castro e Joaquim Ferreira de Oliveira, ambos ex-combatentes, um em Angola e o outro na Guiné.
 
05.05.2014 – Álvaro dos Reis Costa, o “eterno” barbeiro de todos os homens, jovens e crianças.
 
16.05.2014 – Vítor Fernando Martins da Silva, secretário da Junta de Freguesia, que atravessou vários mandatos e acolheu vários presidentes da Junta.
 
24.10.2014 – Vítor Manuel de Almeida Pinto, eternamente ligado à música que gere com paixão.
 
14.11.2014 – António Mário Moreira Bastos, um homem sempre ligado aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, o que lhe vale, até hoje, o título de “comandante”.
 
20.02.2015 – Armor Pires Mota, escritor, com várias obras lançadas, jornalista e colaborador do Jornal da Bairrada.