Terra Solidária

Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro arranca com projecto agrícola

20 Janeiro, 2012, Author: Paulo RSComunicacao Branco

A Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro vai iniciar um projecto agrícola denominado “Terra Solidária”.

Um pouco por toda a Freguesia podemos encontrar terras de cultivo com excelentes condições para a prática agrícola e que foram deixadas em pousio pelos seus proprietários ao longo dos anos. Todos sabemos como a terra é generosa quando bem trabalhada e muitos dos alimentos que nos habituamos a comprar nas superfícies comerciais, podem vir directamente dos nossos quintais ou de um pequeno pedaço de terra que se cultive. O cultivo de um terreno permite ao seu proprietário poupar nas compras de alimentos, mas também, de poder passar a comer alimentos de qualidade, pois é conhecedor do tratamento e dos produtos que aplicou no seu cultivo.

Por outro lado, a pequena dimensão da esmagadora maioria dos terrenos agrícolas na Freguesia coloca muitos entraves a que alguém inicie um projecto agrícola, pois para a rentabilidade do negócio necessita de área disponível, de vários hectares de terreno que só conseguirá recorrendo ao emparcelamento ou a um banco de terras.

O projecto “Terra Solidária” surge nesse sentido, de fazer o cadastro dos terrenos agrícolas existentes na Freguesia, de criar um banco de terras que fique disponível para consulta e sirva de ponte entre proprietários e interessados que pretendam dedicar parte do seu tempo ao cultivo de uma horta para consumo próprio ou para um projecto agrícola como forma de criação de próprio emprego.

De forma a demonstrarmos que é precisamente nos momentos de dificuldade da conjuntura económica que o país atravessa que se devem dar passos decisivos em prol do desenvolvimento da nossa terra e de que o imobilismo não nos vai tirar da crise, quer em termos pessoais, quer conjunturais, vai esta Junta de Freguesia iniciar o seu próprio projecto agrícola num terreno cedido para o efeito pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, com a dimensão de 12.000m2, cujo proveito será encaminhado para medidas de apoio social ou à comunidade. De referir o acolhimento que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro demonstrou desde a primeira hora para esta iniciativa, e o contributo que oferece para o arranque deste projecto agrícola que se pretende, obtenha maiores dimensões em anos futuros. Outra entidade que irá colaborar com esta iniciativa será a Universidade Sénior que afectará a algumas actividades, como por exemplo, a apanha, os alunos que assim manifestarem a sua vontade e desejo de colaborarem com a comunidade, num acto de cidadania e de exemplo às gerações mais novas.

Os contactos com os proprietários vão-se iniciar desde já, contudo apelamos a que todos aqueles que possuem terrenos agrícolas em pousio na Freguesia de Oliveira do Bairro, o possam comunicar a esta Junta de Freguesia, para a secretaria, todos os dias úteis, das 09:00 às 17:00h, para que seja agendada uma deslocação ao local e para que o mesmo passe a constar do cadastro e do Banco de Terras da Freguesia.